segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Planeta Terra - As alterações climáticas (parte 3)

Mais do que uma moda, o "ser verde" começa já a ser um negócio, e dos lucrativos, e sinceramente, ainda bem! Só quando a industria ligada ao Ambiente começar a ser rentável e um bom negócio, é que será possivel preservar o planeta e mitigar certos efeitos adversos deste século e meio de alterações profundas nos sistemas naturais.
A área onde trabalho é um exemplo bem claro disso mesmo! A partir do momento em que uma entidade gestora lucra com o acto de tratar e "reciclar" a água, o Ambiente agradece, este e todas as empresas e instituições que ganham dinheiro com isto!
Obviamente que no final, a factura vai reflectir-se directa ou indirectamente no consumidor, mas acho que é o preço a pagar até porque, talvez ai, este comece a "poupar" mais, quando essa poupança se reflecte no seu bolso! Ainda relativamente à "informação" e "desinformação" tenho a dizer que, independentemente destas, parece-me que os equilibrios de carbono na natureza estão claramente desequilibrados.
Senão vejamos: existem cerca de 10.000 Gt de carbono capturado em depósitos fosseis, resultantes de milhões de anos de captura natural deste composto, retirado da atmosfera e armazenado no substracto geológico por decomposição de matéria orgânica (que como sabem é baseada no carbono); esses depósitos de carbono "sedimentado" são as jazidas de petróleo e carvão, recursos que estão a ser consumidos rapidamente ao longo dos ultimos 200 anos, através da combustão, que liberta uma enorme quantidade de carbono muito rapidamente para a atmosfera, desequilibrando claramente o ciclo do carbono normal. Se há 200 anos atrás tinhamos uma concentração de 220 ppm de CO2 na atmosfera, hoje temos 380ppm. "Apesar das incertezas, pode ser obtida uma conclusão importante e quantificável: as actividades humanas influenciam o ciclo global do carbono.
Ao retirar carbono armazenado nos depósitos de combustíveis fósseis a uma taxa muito superior à da absorção do carbono pelo ciclo, as actividades humanas estão a potenciar o aumento das concentrações de CO2 na atmosfera e, muito provavelmente, influenciando o sistema climático global." Portanto, informação ou desinformação, pelo sim pelo não, uso a cabeça.
Não percebendo muito do assunto, o senso comum - até porque a questão é de facil compreensão - diz-me que esta actividade humana que faz aumentar a concentração de CO2 na atmosfera, não pode nunca ser benéfica, não para o planeta, mas para algumas das espécies que nele vivem.
Porque o que está em causa não é o planeta, esse continuará cá e adaptar-se-à às nossas asneiras... só que essa adaptação poderá ter um preço que a nós - seres humanos - nos será facturado!!!

POR: Lucas

Sem comentários:

Enviar um comentário