segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Planeta Terra - As alterações climáticas (parte 2)

Há uns dias, saiu uma notícia no PÚBLICO sobre os «sacos de plástico» que usamos diariamente quando vamos a um Supermercado.
Falava-se no Pingo Doce e no Continente, por exemplo. No Pingo Doce os sacos de plástico pagam-se, creio que 2 cêntimos por saco, no Continente são grátis. Vamos às diferenças!

No Continente ou Jumbo, os sacos de plástico são grátis, o cliente pode usar os que quiser, sem ter que pagar por isso. Contudo são bastante finos e pouco resistentes.

No Pingo Doce, os sacos de plástico pagam-se. Contudo são super resistentes, são amigos do ambiente e reutilizáveis. Para quem não sabe, se os sacos que comprarem lá se rasgarem, podem lá ir e eles trocam por outros gratuitamente. Por exemplo, compram 10 sacos e usam-nos exaustivamente, quando se rasgarem, vão lá de novo e eles trocam por uns novos, na mesma quantidade. Ou seja, se se compram 10 sacos, fica-se com 10 sacos para sempre.
O Pingo Doce enveredou aqui por uma política de Educação do Consumidor bastante importante, trata-se de uma medida que não vem só redefinir comportamentos, vem trazer novos hábitos e sensibiliza o cliente para a importância do Aquecimento Global.

Ao passo de que, vamos ao Continente, Modelo ou Jumbo, e usámos e abusamos dos sacos de plástico, uns para o lixo, outros para as compras, outros para termos lá em casa porque dá jeito, acabamos por levar imensos sacos, e cada vez que lá voltamos pegamos em mais.

Claro que isto é apenas um incentivo e uma forma de tentar levar as pessoas a usar menos sacos de plástico, o resto é um trabalho que deve partir da própria pessoa, das próprias famílias. Não são só os sacos de plástico, basicamente usamos quantidades volumosas de plástico todos os dias e nem o reciclamos. É uma falácia quando vêm dizer que são amigos do ambiente e tudo mais, mas quando fumam na rua por exemplo, deitam as beatas para o chão ou atiram garrafas para fora da janela do carro.

Eu falo por mim agora, reciclo todos os dias, tento dividir ao máximo tudo o que reciclo e ter em conta a poupança de energia que faço em casa, com as luzes, as TV's, os aparelhos em stand-by, os carregadores de telemóveis, etc.

Um pequeno gesto que começa e parte de cada um.

POR: Mike

Sem comentários:

Enviar um comentário