domingo, 15 de novembro de 2009

SOS Carcavelos

Vou explicar o significado deste logotipo que anda por aí colocado há muito tempo em alguns carros via autocolante pela linha de Cascais.

Provavelmente muitas dessas pessoas nem sabem qual a intenção da criação deste autocolante "SOS Carcavelos".
A história é simples:
estava projectada pela Câmara de Cascais a construção de dois esporões que iriam colocar em sério risco as ondas. Mas, na fase de discussão pública do projecto, os surfistas uniram-se para salvar as ondas, tendo feito um parecer técnico sobre o projecto da autarquia.
A Câmara foi sensível aos argumentos e aceitou na totalidade as reivindicações aí expostas. Resultado, Carcavelos vai ter obras que vão cuidar que as ondas se mantenham com a qualidade habitual e, tudo indica, numa das praias da linha vai ser construído o primeiro recife artificial da Europa, pensado para a prática do surf.
O caso de Carcavelos revela, no essencial, três coisas.
A primeira, que é possível ter sucesso na luta pela qualificação do litoral e das praias em Portugal. Segundo, que há autarcas sensíveis ao potencial do surf e que revelam uma visão que foge à miopia dominante.
E terceiro, que o exemplo de Carcavelos pode servir para que se comecem a salvar as praias que, por todo o país, são ameaçadas.
O surf é uma razão e mais um pretexto para que isso seja feito.

Os esporões não protegem o avanço do mar nem retardam a erosão costeira, antes transferem estes problemas para sotamar. Os esporões são um sorvedouro de recursos naturais e financeiros e que servem, e mal, para fretes temporários de defesa de interesses privados.

POR: GASTÃO

2 comentários: